Pesquisa
.: Home
.: Mensagens para ler
.: Depressão
.: Aconselhamento
.: Textos de outros
.: Mensagens em Áudio
.: Nossas reuniões
.: Ouça online
.: Contato
.: Links interessantes
.: Pesquisa
.: Visitantes do exterior
.: English version
.: Recomende
Depressão
Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar
Vencendo a Depressão
Pr. Paulo Cardoso

Depressão...

Esta é muito mais que uma palavra que vem se tornando cada vez mais comum no vocabulário do homem moderno; é a realidade dolorosa e angustiante de muitas pessoas que sentem-se como que literalmente imersas num fosso de angústia, tristeza, ansiedade e total desencorajamento interior. 

Os números da depressão são alarmantes. Há cerca de dez milhões de brasileiros diagnosticados com depressão. Uma em cada quatro pessoas sofreu, sofre ou vai sofrer de depressão, em algum momento de sua vida.

Talvez você mesmo esteja vivendo esta realidade... Uma realidade que só compreende quem a vivencia.

A depressão pode ter muitas causas diferentes. Ela tem diversos sintomas quando está presente na vida de uma pessoa, mas, como dissemos, somente quem a viveu ou a experimenta, conhece a real dimensão de sua dor. 

Talvez, você ache que ninguém à sua volta entende a linguagem de sua dor; talvez, você pense que está afundando num poço sem fundo, sem volta e sem solução...

Talvez, você sinta como se nunca mais em sua vida, vá conseguir voltar a ser quem você era; vá voltar a ser alegre, como um dia foi; vá ter novamente ânimo para viver e coragem para enfrentar os desafios do dia a dia...

Quando se está com depressão, até viver cansa...

Quem sabe, apenas pensar no assunto já esteja sendo pesado demais para você.

Você se sente fraca e impotente diante de seus conflitos interiores; totalmente desfalecida diante dos medos quase esmagadores que tomaram de assalto o seu interior. 

Quem sabe, tudo que você tem desejado é sumir, desaparecer e, talvez, até mesmo, morrer. E isto só para escapar de alguma forma deste vazio, desta angústia, desta náusea, deste desespero, deste nada interior. 

Mas a realidade é que existe uma saída, uma volta, um recomeço, um retorno e uma solução para você!

Por mais que os seus sentidos gritem que não - acredite - há uma saída! Não uma mágica, nem uma fórmula, mas um caminho de restauração! 

Quem sabe você sofreu a perda de alguém muito amado, ou, se decepcionou fortemente com alguém em quem depositou seus sonhos. Quem sabe está estressado e estafado por uma sobrecarga física e emocional, ou, está vivendo debaixo de pressões muito intensas e fortes. Quem sabe, está há tempos passando por crises em sua família, em seus relacionamentos e em sua vida financeira ou pessoal. Pode ser que esteja lutando contra compulsões que não consegue vencer ou inclinações que não consegue dominar. Só você e Deus sabem.

Sim, só você e Deus conhecem a dimensão desta dor encrustrada no seu coração; o tamanho deste desespero e a agonia desta solidão. 

Mas se você me permite dizer algo para dentro de sua dor: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA! 

Como alguém que se sente engolido por algo maior que si mesmo pode vencer isto? Será que, realmente, há respostas e um caminho equilibrado para superar toda esta crise? Com certeza há!

Quero convidar você a refletir naquilo que a Bíblia, a carta de amor de Deus para o homem, tem a dizer sobre este assunto.

Por favor, eu não estou falando de religião ou de um amontoado desconexo de regras e leis que só achatam ainda mais a vida humana. Eu estou falando da eterna Palavra de Deus. 

Você sabia que a Bíblia fala muito sobre depressão e que tem uma mensagem de esperança para aquelas pessoas que estão deprimidas assim como você?

E é lendo suas palavras que você e eu podemos encontrar alguns passos que podemos dar para fora deste abismo da alma. 

Primeiro, você precisa aceitar o fato de que é humano, e como ser humano, é um ser complexo, muito complexo. Você é espírito, alma e corpo. É assim que a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus nos apresenta.

Sem querer viajar sobre teologia ou algo parecido, apenas compreenda que somos um todo, que precisa estar em harmonia e equilíbrio. Nunca, jamais esqueça disto.

Deus nos criou à Sua própria imagem e semelhança, para amá-Lo, sermos amados por Ele, sermos agasalhados por Seu carinho divino, provarmos e vivenciarmos Seu imenso amor; adorá-Lo e andar em íntima comunhão com Ele.

Esta é a primeira e a mais fundamental e essencial dimensão do ser: do ser gente, do ser pleno, do ser integralmente humano.

Sem esta experiência, tudo o mais adoece, enferma, se desintegra e se desequilibra em nossas vidas. 

Você tem emoções e sentimentos; reage às situações e às circunstâncias de maneira profundamente pessoal. E você tem um corpo, cheio de suas complexidades.

Você é humano! Tem necessidades, carências, desejos, anseios e características próprias do ser humano.

Tudo isto é importante e fundamental para conseguir compreender o que está acontecendo neste momento. 

Entenda que estar deprimido não é algo fora da condição do ser humano.

Você é humano e não se condene por isto! Você não é o primeiro e nem o único a passar por isto. Muitos já passaram, muitos estão passando, e outros, ainda vão passar.

Por isto, respeite a sua humanidade; pois Deus criou você com emoções e sentimentos.

Ele criou você capaz de agir e reagir à vida e ao meio onde está. 

Segundo, saiba que embora você esteja passando por esta situação, você não vai viver nela para sempre! Você vai sair disto!

Você precisa deixar a esperança renascer no seu interior!

Há um Deus apaixonado por você, que se importa com o que você está sentindo, sofrendo e vivendo. Ele entende a linguagem do seu sofrimento! E Ele ama você profundamente! 

A Bíblia diz que Deus amou você de tal maneira, que Ele deu o Seu Filho unigênito, para que você, crendo nEle, não pereça, mas tenha vida eterna. Diz que Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
 
A Bíblia diz que nisto consiste o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Deus nos amou, e enviou o Seu Filho Jesus para morrer pelos nossos pecados; que nós amamos a Deus, porque Ele nos amou primeiro e que não fomos nós que escolhemos a Deus, mas foi Ele quem nos escolheu.

Eu acabei de citar alguns textos bíblicos que só querem dizer uma coisa: Deus ama você! 

Você compreende este imenso amor de Deus por sua vida? Que há um Deus lindo, sublime, soberano, todo-poderoso, incomparável e eterno que ama você? 

Talvez, você fique pensando que Ele não entende a dimensão e a força do seu sofrimento; mas, a Bíblia diz que Jesus foi "homem de dores e que sabe o que é padecer".

Diz que Jesus foi tentado em todas as coisas como nós somos, porém sem pecado; e que por isto mesmo pode se compadecer de nós e interceder por nós diante do Pai Celestial.

Jesus sabe o que é sentir-se deprimido e decepcionado. Ele sabe o que ficar emocionalmente exausto, ser abandonado, covardemente traído, injustamente acusado, exposto à vergonha, ser violentado emocional e fisicamente. Ele entende a crueza e a terrível intensidade da sua dor. 

Terceiro, disponha-se a ser sarado e tocado por este amor incondicional do Pai Celestial. 

Entenda que a depressão é uma doença. Mas é uma doença que tem cura.

Então, seja seu amigo e procure uma ajuda médica especializada, sem culpas ou auto cobranças doentias.

Não deixe que uma pretensa espiritualidade adoecida o faça continuar sofrendo, desnecessariamente. Respeite a si mesmo, porque Deus quer que você valorize quem Ele criou, com tanto amor e carinho, para a Sua própria glória e louvor!

Entenda que o desejo de Deus é restaurar você. 

Talvez, você precise de mais descanso, de uma alimentação mais balanceada, de uma orientação médica, de medicação prescrita por um médico, de uma terapia, de mudar o modo como você entende algumas coisas que aconteceram e acontecem em sua vida, de mais tempo para si mesmo, de mais lazer, de refletir com mais equilíbrio sobre o que, de fato, está acontecendo em sua vida. Mas com certeza, você precisa de um mergulho no grande e renovador amor de Deus por sua vida!

Você precisa deixar Deus te ensinar a ler a história da sua vida com os olhos dEle. 

Quarto, abra-se para ter sua visão de Deus e da vida renovada.
 
Deixe Deus se apresentar para você nas páginas dos Evangelhos, na Pessoa maravilhosa de Jesus.

Não o Jesus da religião, nem o Jesus dos religiosos, mas o Jesus da Bíblia. O Deus que se fez gente.

Jesus disse: "Quem vê a Mim, vê o Pai". Ver Jesus, é contemplar o Deus Criador do Universo.

Ele quer sarar a tua visão de quem Deus de fato é; do que é, de fato e de verdade, um relacionamento sadio com Ele e sarar a sua visão da própria vida.

Ele quer deixar de ser apenas um personagem da religião, para ser o teu Salvador; literalmente, o teu Conselheiro, o teu Senhor, o teu Mestre, o teu Guia e Pastor pessoal.

Isso é relacionamento, é comunhão, é vida, é intimidade com Deus. 

Você tem esta experiência com Jesus Cristo? 

Não uma religião, eu repito, mas um relacionamento com a Pessoa de Jesus.

Posso sugerir que você deixe a Bíblia, a Palavra de Deus, redefinir seus conceitos e ensinar você como viver e se relacionar com o próximo, como enfrentar as crises e as dificuldades, como lidar com as situações, com as decepções e com as frustrações que todos nós sofremos?

Abra-se para uma cura em sua visão do mundo e de sua própria história. Deus quer fazer isto com e em você! 

A depressão não precisa acabar em um desistir da vida, em um desespero contínuo, em um abandono das esperanças, em um viver amargo. Ela é uma doença que pode ser curada.

Você pode, em Jesus, aprender o caminho de saída dela. Não uma mágica; não uma fantasia;  mas, uma renovação interior que vai te levar, passo a passo, para fora desse fosso da depressão.
 
Precisamos deixar a verdade de Deus entrar em nossa mente e nos libertar dos falsos conceitos interiores; das mentiras nas quais temos acreditado por anos e anos, e que tem nos mantido em um cativeiro emocional e comportamental. 

Não se culpe pelo que está sentindo: talvez, crises de choro que parecem não ter fim, medos inexplicavéis, desânimo, falta total de motivação para tudo, desinteresse pelo que antes o fascinava, dificuldade de desempenhar tarefas antes corriqueiras de sua vida, desânimo para orar ou mesmo ler a Bíblia; vontade de se isolar e ao mesmo tempo de ter alguém ao seu lado, pensamentos de querer sumir ou mesmo morrer.

Não se condene por sentir estas coisas, mas ao mesmo tempo não se entregue a elas. Procure ajuda. Vá a um médico e fale o que você está sentindo.

Respeite-se, sabendo que Deus o ama e cuida de você.

Mas ao mesmo tempo, abra-se para Deus, para receber dEle o amor, o consolo, o carinho e uma visão renovada dEle mesmo e de sua vida. Deixe Deus te ajudar a ler a história de sua vida com os olhos dEle.
 
Com certeza, um dia, você vai olhar para trás e concluir que Deus atravessou este vale escuro junto com você, sem abandoná-Lo um só momento e que, juntos, vocês dois chegaram ao outro lado. 

Se você está lendo este texto e ainda não convidou Jesus Cristo a ser o Senhor de sua vida, faça-o agora.

É simples; como uma criança dando seus primeiros passos. Jesus disse que precisamos nos tornar como crianças para entrar em seu reino.
 
Convide Jesus, numa oração simples de fé, a entrar em seu coração, e a assumir o controle de sua vida. Peça que Ele perdoe você, que Ele traga a Sua doce presença e amor ao seu interior; e confie que na cruz Ele morreu por você, para que você pudesse voltar para os braços de amor de Deus. 

Depois, caminhe com Ele.

Cada dia converse com Ele, colocando diante dEle todas as tuas ansiedades, dificuldades, anseios, medos, tristezas, alegrias, desejos, gratidão, vitórias ou fracassos. Orar é conversar com Deus em nome de Jesus.

Faça da Bíblia, o seu livro dos livros. Não existe um livro que possa se igualar a este! É a própria Palavra de Deus para você. Leia com o coração aberto, pronto a aprender e a colocar em prática seus ensinamentos.
 
Uma sugestão? Comece lendo os Salmos e o Evangelho de João. 

Você está deprimido? 

Deus te ama profundamente. Ele está no controle de todas as coisas e de sua vida também. E Ele se importa com cada detalhe do seu ser.
 
Ainda que você não consiga entender, você ainda assim pode confiar. Este Deus já provou o Seu imenso amor por você ao dar Seu único Filho, Jesus, para morrer na cruz em seu lugar.

Para que? Para achegar você a Ele e tê-lo de volta em Sua comunhão.

Você compreende isto? Ele se importa! Ele te ama!Ele está pronto a caminhar através deste vale com você, e a conduzi-lo até o outro lado em vitória. 

Estas não são as palavras só de um estudioso do assunto; mas, de alguém que desceu, por experiência própria, às profundezas deste fosso e pela Graça de Deus voltou a viver.

Acredite, há saída para você! Procure ajuda médica e profissional, confie no grande amor de Deus por sua vida, respeite-se, seja seu melhor amigo e traga de volta a esperança. Você vai melhorar.

Que esta palavra possa ter sido útil para sua vida e para o seu coração.

Um abraço,

Paulo Cardoso
Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar